DIOGNÓSTICO CAPILAR 2. FAÇA EM CASA.

                                                  

O processo é bem simples e fácil de entender. Faremos dois teste que revelam muito sobre a saúde dos seus cabelos, o primeiro visa a resistência e elasticidade dos fios, já o segundo visa porosidade e detecção de cabelos com cutículas "coladas" de progressiva. Acompanhe.

  
                     Enrole o fio (1 fio) entre os dois dedos indicadores.


                                       Mais ou menos assim.


Quando estiver firme, puxe uma mão para cada lado, como o movimento de "cabo de guerra". Puxe devagar e com suavidade para não arrebentar muito rápido. Um fio frágil rompe facilmente, enquanto um fio saudável dobra de tamanho antes de romper fazendo um estalinho.
O diagnóstico nesse caso recomenda ao cliente com cabelo resistente manter uma rotina de hidratação e nutrição. Já para o cliente de cabelos sem resistência, o ideal é fazer um intensivo de reconstrução a base de queratina, aminoácidos e proteínas alternando com nutrição e hidratação. Faça uma pesquisa pelo blog que você encontrará ótimas opções e produtos.

Para esse teste segure o fio próximo ao bulbo (pontinha branca em uma das extremidades do fio) e deslize o dedo indicador e polegar até chegar a ponta.


Agora faça o sentido inverso, segure o fio próximo a ponta e deslize o dedo indicador e polegar até chegar ao bulbo. Em um cabelo saudável você sente um pequeno atrito das escamas sendo eriçadas no sentido oposto ao seu fechamento. Em um cabelo demasiadamente poroso você sente um grande atrico e resistência no deslizar dos fios, a recomendação é que invista em produtos com pH ácido, abaixo de 4.0, e analise seus hábitos para identificar o causador da porosidade.
Em cabelos que não nota-se a diferença entre deslizar os dedos do bulbo para a ponta ou da ponta para o bulbo, o diagnóstico não é nada bom. Geralmente esse fio ainda apresenta baixa resistência arrebentando antes mesmo de esticar metade do que deveria quando feito o primeiro teste. 

Ocorre principalmente em fios processados com "escovas milagrosas", não me interessa o nome dado pelo profissional, já falamos que trata-se apenas de um jogo de nomenclatura. Nesse caso todo tratamento realizado será subcuticular, pois as escamas (cutículas) estão coladas e embalsamadas não permitindo a entrada dos agentes de tratamento. Mesmo assim você não deve deixar de proceder com os tratamentos, mesmo sendo apenas um "polimento", os tratamentos proporcionam uma aparência mais saudável ao fio e não deve-se descuidar principalmente por conta da parte próxima a raiz que é inocente e não deve padecer por causa da parte mal tratada. 

Lembre-se que o cabelo próximo a raiz, em aproximadamente 1 ano terá crescido entre 12 e 17 centímetros. Se você cuidar mal dessa parte hoje, daqui um ano você terá um fio desnutrido na altura do queixo/ombro. Tenho certeza que você não quer isso.  

Bom fico por aqui ! Até o proximo post. ..... !!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...