MEDICAMENTOS X CABELOS.





Medicamento X Cabelos

Não é surpresa para ninguém que o seu exterior reflete o seu interior. E quando você está doente suas feições mudam rapidamente, sendo possível até diagnosticar pela aparência em alguns casos.

O que também não é novidade, mas parece que muita gente esquece, é que cada medicação provoca além do beneficio da cura, algumas reações adversas que podem ser
imperceptíveis, brandas ou agressivas dependendo do caso, da gravidade e da fórmula em questão.

Por que estamos falando sobre esse tema hoje?

- Porquê muitas pessoas reclamam do estado atual dos seus cabelos, mas esquecem que estão fazendo algum tipo de tratamento de saúde e justamente a medicação desse tratamento pode estar influenciando no fluxo de sangue dos capilares que alimentam o bulbo do fio.

Quer uns exemplos?

- Após a cirurgia bariátrica (redução de estômago) a pessoa perde até 70% do cabelo e os novos nascem com aspecto de fios maltratados, mas não se preocupe, é só no inicio, depois volta ao normal, em alguns casos o cabelo muda de tipo, algo parecido com o que acontece na puberdade.
- Após uma cesaria também é comum ocorrer a queda dos fios que quase não caíram durante a gestação, mas também volta ao normal aos poucos.

Bem, os exemplos acima são de cirurgias. Pois é, essas são só algumas das cirurgias que causam queda e mudança no fluxo que abastece o bulbo de nutrientes, porém nosso tema é sobre medicamentos, vamos tentar manter o foco...
rsss...


SOP: Os sintomas da Síndrome de Ovários Policísticos que também é conhecida como hiperandrogenismo, tendem a alterar boa parte do organismo feminino, entre outros sintomas está também a queda capilar e crescimento exagerado de pelos faciais e corporais. O tratamento é feito com anticoncepcionais específicos que podem gerar algumas reações como enjôos, náuseas, cansaço e entre outras coisas perda de peso pois diminui a retenção de líquidos, principalmente nas pernas. A SOP também gera resistência insulínica, que causa hipoglicemia e a médio prazo pode se transformar em diabetes, (você nota um cordão escuro nas dobrinhas do pescoço) por isso um dos tratamentos associados é uma medicação antidiabetogênica, que por sua vez possui como principal reação enjôos e diarréia.

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: Ambos geram perda de cabelo pois enfraquecem o couro cabeludo e o folículo. Com o tratamento é perceptível a diminuição da queda dos fios em poucos meses, e um crescimento acentuado dos fios. A medicação é feita com hormônios que regulam às funções da tireóide.

Quimioterapia: Gera a queda dos fios pois a medicação possui a função de matar células que se multiplicam rapidamente, infelizmente as células da medula óssea, mucosas, couro cabeludo e pele possuem altos índices de renovação, assim como as células cancerígenas. O medicamento não faz acepção entre células sadias e células tumorais, afetando todo o organismo dependendo da dosagem. Assim que terminada a fase de quimio as células voltam a se reproduzir normalmente. Infelizmente o cabelo costuma nascer bem ressecado/encrespado no inicio, mas depois que passam da altura da orelha e com muita
nutrição os fios voltam a ficar sedosos.

Coquetel HIV+:
Desordens de pele e tecido subcutâneo: Alopecia perda de cabelo. Já existem tratamentos a base de nutrição e animoácidos que trazem resultados bem positivos nesses casos mas sempre consulte um médico antes.
Bom esse são os tipos mas conhecidos reações por medicamentos mas informações consulte um médico. 

                                       ANUNCIE AQUI



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...